- Tivemos um dia bastante agitado.
- 8º B - Começamos a estudar a América Central observando a sua formação geológica e suas tradições agrícolas. Observamos de forma introdutória aspectos físicos e econômicos da América Central Ístmica.
- 1º D - Tivemos só uma pequena parte da aula para entregar as RDEs.
- 1º B - Vimos alguns biomas mundiais e analisamos o bioma das estepes e das pradarias ou campos são recobertos principalmente por gramíneas e algumas manchas arbustivas.
No continente africano, as
estepes surgem na orla dos desertos e representam uma forma de adaptação ao
clima semi-árido. As estepes africanas são utilizadas principalmente para a
criação extensiva de gado, realizada muitas vezes de for ma nômade ou
transumante. A transumância é o movimento sazonal e pendular que os pastores
realizam anualmente, transferindo seus rebanhos de áreas mais secas para outras
mais úmidas, durante a estiagem.
Nas áreas de maior pluviosidade,
em latitudes subtropicais e temperadas, aparecem as pradarias, formadas por
vastos campos limpos. As pradarias são regiões naturalmente férteis: A própria
cobertura vegetal, morta pela deposição de gelo e neve, é decomposta pelas
chuvas de primavera, funcionando assim como adubo orgânico. Por essa razão, as
intermináveis pradarias norte-americanas e canadenses (conhecidas como
prairie), bem como as pradarias russas e ucranianas (onde se encontram ricos
solos orgânicos denominados tchernozion), transformaram-se em imensos celeiros,
prestando-se à produção de cereais. Nessas áreas, o ecossistema original deu
lugar aos campos de cultivo de trigo, cevada e centeio.
Quanto ao Domínio das Savanas os
alunos receberam uma ficha com os detalhes.
- 1º A - Finalizamos o tema Biomas Mundiais.
Reflexão: "Nós estamos nos afogando em informação, mas sedentos de
conhecimento".
Jonh Naisbitt
Professor André Siqueira
Nenhum comentário:
Postar um comentário